Pular para o conteúdo

Crise de ansiedade: aprenda lidar com sintomas e encontrar a paz

Protected by Copyscape

De acordo com o respeitado dicionário Aurélio, a crise de ansiedade pode ser definida como um estado de agitação, inquietação e apreensão diante de situações de perigo ou de ameaça.

Mas vamos ser sinceros aqui. A ansiedade não é apenas uma definição no dicionário. Ela é uma força enigmática, que pode aparecer de surpresa e transformar nossas vidas numa verdadeira montanha-russa emocional.

Se já passou por um episódio desses, sabe o quão paralisantes podem ser. Mas há esperança! Em nosso artigo, mergulhamos no tema e oferecemos dicas para lidar com isso. Vamos conferir?

A imagem retrata um rosto masculino recortado em papel branco, com um fundo azul. O rosto está enquadrado por uma nuvem, simbolizando a mente. A nuvem está posicionada acima do rosto e está chovendo, com várias gotas caindo sobre o rosto. A imagem transmite uma sensação de introspecção e contemplação, pois o rosto está cercado pela nuvem e pelas gotas de chuva.
@sciencephotolibrary em Canva.com

Crise de ansiedade: como identificar e enfrentar

No corre-corre da vida, a ansiedade do dia a dia é até compreensível, afinal, quem nunca sentiu o peso do estresse?

Mas quando menos se espera, bum! Lá vem ela, a crise de ansiedade, trazendo consigo uma série de problemas indesejados.

Nesse momento, não tem jeito, precisamos descobrir se estamos enfrentando uma crise (de ansiedade) ou apenas passando por algum outro problema emocional.

Afinal, você realmente conhece os sintomas de…

… uma crise de ansiedade? Já sentiu o coração batendo tão rápido que parecia que ia pular pela boca? Esse é apenas um dos sintomas físicos que podem acompanhar uma crise de ansiedade.

Outros sintomas comuns incluem falta de ar, sudorese excessiva, tremores, sensação de sufocamento, tontura, náusea e até rolar aquela sensação de que algo perigoso está prestes a acontecer.

No lado emocional, quem está passando por um momento desses pode sentir um medo forte, uma preocupação que não larga do pé, uma sensação de que nada é real e até mesmo pensamentos catastróficos.

Mas pode pintar a dúvida: a ansiedade é uma…

… parceira ou uma vilã? Então, a ansiedade em si é uma resposta natural e benéfica em certas situações. Ela nos ajuda a nos preparar para encarar desafios e nos mantém alertas.

Em pequenas doses, a ansiedade pode até mesmo melhorar o desempenho em certas tarefas. No entanto, quando falamos de algo mais sério, como a crise de ansiedade, a história muda.

A ansiedade patológica é daquelas que não dá trégua, é intensa e leva a pessoa a evitar situações, o que inevitavelmente prejudica a qualidade de vida.

Então, quais são os efeitos da ansiedade…

… em nossa vida? Antes de saber como diminuir a ansiedade, é bom ligar o alerta para as consequências que ela pode trazer para nossa vida.

Afinal, a ansiedade vai além de um mero desconforto momentâneo, podendo deixar marcas consideráveis no nosso cotidiano.

Os impactos são muitos:

1. Os sintomas psicológicos da ansiedade

No aspecto psicológico, a ansiedade pode desencadear sintomas como irritação, dificuldade de concentração, medo que não larga do pé e pensamentos negativos de dar nos nervos.

Imagine acordar todas as manhãs com um nó na garganta, preocupado com coisas que ainda nem aconteceram.

Isso tudo pode ser um verdadeiro tranco e acabar com a nossa qualidade de vida de cabo a rabo.

2. Os sinais físicos da crise de ansiedade:..

… aprenda a identificá-los. No corpo, a crise de ansiedade pode pintar através de diversos sintomas, como taquicardia, sudorese, tremedeira e até umas dorzinhas de cabeça chatas.

Imagine essa cena: você tá lá naquela reunião super importante do trabalho, e do nada seu coração começa a bater que nem louco.

Suas mãos ficam suando frio e a mente simplesmente dá um branco total, desencadeando uma crise de ansiedade. Esses sintomas podem ser bem chatinhos, arruinando seu dia em várias situações.

3. A ansiedade também pode ter impactos sociais

Sim, é verdade! Com a ansiedade batendo o tempo todo, a gente acaba ficando mais na nossa e evitando um monte de situações sociais.

Pensa só: ficar sempre dando uma desculpinha para não sair com os amigos porque tá sempre grilado com alguma coisa, ou então evitar ao máximo eventos sociais porque rola um medo danado de se sentir mal.

O problema é que essas atitudes acabam afastando a gente das pessoas, e aí já viu, né? Só piora a ansiedade!

Entenda como a ansiedade pode atrapalhar seu sucesso profissional

Imagem de um cérebro rosa próximo a um estetoscópio de médico, sobre um fundo azul turquesa. A representação visualmente interessante de um cérebro chama a atenção, enquanto o estetoscópio simboliza cuidados médicos e exames. Essa imagem pode ser associada à crise de ansiedade e à saúde mental.
@sciencephotolibrary em Canva.com

No corre do trabalho, a crise de ansiedade também pode botar a mãozinha e causar um monte de consequências negativas.

Imagine estar sempre na neura de agradar o chefe, com medo de dar mancada ou não atender às expectativas.

Essa pressão constante pode acabar te levando a um desempenho abaixo do esperado, e então já sabe, né? A carreira pode ser afetada e a autoestima vai lá para baixo também.

Como diminuir a ansiedade: dicas para encontrar o equilíbrio

Com todos esses efeitos negativos, a melhor saída é prevenir. Portanto, confira alguns passos de como lidar com a ansiedade.

1. Bora se mexer

Quando a ansiedade dá as caras, uma das melhores formas de enfrentar é com a prática constante de exercícios físicos.

Além de turbinar a saúde geral do corpo, as atividades físicas liberam endorfinas, aquelas substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.

Ninguém precisa se tornar atleta para curtir os benefícios. Dá para começar caminhando, correndo, dançando ou praticando yoga.

2. Aproveite o poder da respiração

Quando a crise de ansiedade bate, o nervosismo vai à loucura e a respiração não fica atrás. Mas, a boa notícia é que dá para acalmar os ânimos.

Uma técnica muito eficaz para isso é a respiração diafragmática. Você inspira profundamente pelo nariz, enche o abdômen de ar e solta bem devagar pela boca.

Além disso, tem um vídeo super legal que pode te dar uma força nesse processo, é o “Música Relajante para Tranquilizar la Mente con Cascada y Bosque, Relajarse y Dormir“.

Aproveita para curtir aquele livro que você tanto adora, embalar um domingo chuvoso ou simplesmente curtir enquanto toma um chazinho da tarde.

3. Dê uma pausa e distraia-se quando necessário

Quando a ansiedade gruda na gente, é hora de buscar uma forcinha para distrair a mente e aprender como lidar com a ansiedade.

Então, que tal se jogar em atividades que te deixem feliz e tirem o foco dos pensamentos ansiosos?

Ler um livro, dar o play num filminho, curtir uma música, cozinhar, soltar a criatividade pintando ou se dedicar ao seu hobby favorito são todos exemplos que ajudam a dar um gás na mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *