Para realizar o que quer em sua vida, você precisa de seu poder de realização. Já que você não quer realizar qualquer coisa, mas o que escolher. Então, você precisa ter intenção, propósito e estratégia.
A intenção de realizar o que você escolheu é com você. O propósito que você escolheu realizar é com você. Implementar a estratégia, também. E eu vou te passar a estratégia.
E essa estratégia não é de ações. É de emoções e de atitudes, e você vai saber quais são as certas e como conseguir que elas te acompanhem em sua jornada de realização.
Mas não é com ações que conseguimos realizar algo?
Sim. Mas, por trás de cada ação, há uma emoção e uma atitude. Há um sentimento de que vai conseguir realizar ou não, por exemplo.
Para cada realização, há uma emoção que é a certa e também uma atitude certa. E, logo, você vai saber o que é e qual é a emoção certa, antes do seu primeiro passo.
Até agora, foi só uso do racional, pois é saber qual emoção funciona. Mas o que não é do racional, é ser capaz de sentir a emoção que funciona, com intensidade e frequência.
Antes de tratar da estratégia, tem algo importante
Para realizar algo que você quer, você precisa poder sentir a emoção certa, como disse acima, para ter a atitude certa. Porque é a atitude certa que dá consistência às suas ações.
E o algo importante é… Dependendo do que você quer realizar e do que já sentiu na vida, talvez você possa sentir a emoção certa, espontânea e intensamente, talvez não.
Se você puder, não precisa de maiores trabalhos, apenas reforçar essa emoção e a atitude certa. Caso contrário, é melhor você usar a estratégia completa que vou passar, ao final.
Então, se você sentiu em sua vida uma específica…
… Emoção Insuportável, será bom não apenas tentar sentir a emoção certa, ter a atitude certa e partir para as ações certas. E eu vou esclarecer isso, a partir de agora.
Por exemplo, se o que você quer realizar é uma relação de casal em que ama e é amado (a), você precisa verificar se sentiu em seu passado uma Emoção Insuportável de perda afetiva.
Se isso for difícil para você, então, basta averiguar se, por exemplo, sentiu medo de perda em seus relacionamentos ou ciúme ou medo de ser traído (a), sem um motivo real.
Mas por que isso é importante?
Eu mostrei isso em outros artigos, mas aqui vou resumir. A emoção certa para se realizar uma relação de amor é se sentir amado e/ou sentir amor e desejo, a errada é sentir dor ou medo de perda.
Então, se a pessoa quer uma relação de amor, é preciso ela conseguir sentir a emoção certa acima. Mas você acha que todas as pessoas conseguem sentir qualquer emoção intensamente?
Lembre-se dos 7 anões do Conto de Branca de Neves. O Dengoso consegue sentir zanga com intensidade e o Zangado, sentir dengo com intensidade? É difícil, certo?
Por isso, vamos introduzir o assunto da estratégia
Mais abaixo, tem uma figura mostrando a sequência do que ocorre em nós, após sentir uma Emoção Insuportável. É nessa sequência de ocorrências onde nascem os problemas emocionais.
E onde também surge o mecanismo que gera a resistência à solução do problema criado. E, como veremos, esse problema emocional dificulta a pessoa de sentir a emoção certa para realizar algo específico.
Essa foi a parte da estratégia que descobri. E essa parte é a causa dos problemas emocionais, da perda do poder da integridade e do poder de realizar o que você quer, que é o nosso foco, agora.
Vamos ver cada item da figura, procure acompanhar
O primeiro item é sentir uma emoção tão desagradável que é insuportável. Quando se sente uma emoção assim, isso não passa, isso deixa uma marca no corpo e uma alteração do emocional.
Ou seja, a Emoção Insuportável deixa uma Aderência de sua energia, no corpo. E é como se tal aderência gritasse para o cérebro: “Bloqueie a passagem dessa emoção, senão você pode morrer”.
E, para o cérebro bloquear a sua passagem, ele cria um Engrama (Foco de Medo). Que, por sua vez, envia ordens neurológicas para bloquear o trajeto muscular por onde ela passa.
Agora é que vem a parte dramática e catastrófica
O Engrama criou um bloqueio na musculatura e a Emoção Insuportável não vai passar. Mas, como descobriu Charles R. Kelley, as emoções opostas e complementares passam pelo mesmo trajeto.
Por isso, ao se bloquear uma Emoção Insuportável de perda afetiva, também se bloqueia o sentimento oposto, o de se sentir amado. E esse é um sentimento certo, para se realizar uma relação de amor.
Ou seja, perde-se um poder de realizar algo que se quer. E, além disso, o Engrama atua para evitar que o bloqueio muscular relaxe e a emoção insuportável passe.
E é no que vou dizer, agora, algo desconhecido, …
… em que se encontra a solução para se resgatar o poder que a pessoa perdeu para realizar algo, devido a uma Emoção Insuportável. E que acaba um problema emocional e resgata a integridade.
É nessa atuação do Engrama que está a Resistência à mudança, à transformação pessoal, assim como a dificuldade para resolver problemas emocionais e ser feliz.
O Engrama atua como um exímio diretor de cinema, criando filmes internos, ou seja, Diálogos Internos Negativos, com a função de evitar que o bloqueio muscular relaxe.
E isso dificulta muito a mudança de si e da própria vida
Esses Diálogos Internos fazem a pessoa sentir um medo ou dor menor do que ela teve no passado, quando sentiu a Emoção Insuportável. Parece complicado? Veja um exemplo.
A pessoa teve uma perda afetiva e sentiu uma Emoção Insuportável de dor de perda. Ela passou a ter medo de perda afetiva. Mas, quando se apaixona, seu coração se abre.
Fica vivendo o amor que sente e não tem motivo para medo. Ela fica feliz e, no mesmo trajeto em que flui a Emoção Insuportável de perda, está fluindo a emoção oposta de amar e ser amada.
Ou seja, o bloqueio muscular está relaxando, então…
… coloque-se no lugar do Engrama, como se ele fosse uma pessoa. O que ele vai fazer para a Emoção Insuportável não voltar a passar? O Engrama faz a pessoa sentir o medo ou a dor que contrai a musculatura.
Ele vai gerar um medo na pessoa que reforce o bloqueio, para a emoção insuportável não passar. Porque ele não quer saber de amor nem de paixão, quer é que a pessoa sobreviva.
Então, ele faz a pessoa assistir a filmes na própria mente, para ela sentir o medo ou a dor que reforça o bloqueio muscular. Ou seja, cria Diálogos Internos que a façam sentir o medo que fecha seu coração.
A pessoa vai sentir ciúme, medo de traição, de perda…
Isso é muito mais amplo do que o que eu estou dizendo. Eu só quero que você entenda que esse conhecimento é a Pedra Filosofal que permite gerar transformações rápidas.
Em si mesmo e na própria vida. E resgatar o Poder de Realizar o quer. Eu estou dizendo que essa atuação do Engrama é a Fonte da Resistência que dificulta se realizar propósitos e sonhos.
Isso é um freio de mão puxado. Antes de se usar uma técnica poderosa para a pessoa mudar, vale a pena soltar o freio de mão de sua mudança. E, às vezes, só isso já resolve.
E, para acabar a resistência, e soltar o freio de mão…
… a solução não está em nada que já é conhecido, em nossa cultura. A solução é “ludibriar” o Engrama e criar outro. Para isso, os dois passos da estratégia são:
Primeiro, dissolver a energia da Emoção Insuportável aderida ao corpo da pessoa. Isso é como “tirar a raiz” do Engrama. E torna bem mais fácil alterar os Diálogos Internos Negativos.
O segundo passo, então, é trocá-los por outros eficazes para o que se quer realizar. Com isso, o Engrama criado pela Emoção Insuportável para de ser usado e chega o momento de criar outro.
Para criar outro Engrama, já há estratégias conhecidas
O que é bom nessas estratégias é que elas vão até o último item, antes das ações na realidade, que é a atitude certa. Veja na figura mais abaixo. Mas há retrocesso com algumas pessoas.
Devido ao fato de não ter sido dissolvida a Aderência Emocional da Emoção Insuportável e de não ter feito com que o Engrama criado por ela entrasse em desuso.
No entanto, há trabalhos poderosos com sucesso nos resultados obtidos, como vou citar adiante. Trabalhos que começam a atuar diretamente no “leito do rio” (veja a figura).
Veja na figura como se perde um Poder de Realização
Porque essa mesma figura mostra a estratégia para se resgatá-lo. Há poucos profissionais que atuam a partir da Nascente do Rio, da origem do problema.
Há profissionais que atuam a partir do Leito do Rio e, por não atuar na Nascente, onde nasce o problema, precisa de técnicas poderosas. E há muitos resultados bons. Embora, possa haver retrocesso.
Além disso, ocorrem casos raros em que uma pessoa, mesmo sem suporte profissional, consegue em situações especiais, passar por uma transformação, apenas devido a suas ações.
A predileção de cada profissional o leva a escolher onde atuar
Muitos atuam no leito e aí há várias opções. Pode atuar em uma emoção ou em uma crença ou no que a pessoa foca. Ou em uma combinação. E pode atuar também na atitude.
Eu tenho predileção por atuar na Nascente, na origem. Então, fui levado a descobrir o que está na penúltima figura acima. Por isso, atuo na origem, na Aderência da energia da Emoção Insuportável.
Pois se torna mais fácil atuar no primeiro item do Leito do Rio, que são os Diálogos Internos. Essa atuação na origem já diminui muito a possibilidade de haver retrocesso e o problema voltar.
E se você esquecer de tudo que escrevi acima?
Nesse caso, não se esqueça de que há ferramentas para acabar problemas emocionais que limitam as ações e os resultados. E de que a gente veio aqui para realizar o que quer muito e ser feliz.
E, como você pode mesmo esquecer tudo que escrevi, vou escrever algo para você não esquecer. Eu disse acima que uma pessoa pode se transformar a partir de uma ação. E deixei essa “ponta solta”.
Às vezes, uma pessoa se transforma em questão minutos, em uma guerra. E, quando digo “se transforma”, quero dizer que resolve um problema emocional e uma limitação. Porque…
… a proximidade da morte é um Instrumento de Poder
Então, vou te contar uma história que uma mexicana contou sobre um acontecimento, durante o terremoto da cidade do México, de 1985. Foi um terremoto devastador.
Um senhor que morava em um bairro da cidade não queria saber da vida de ninguém. Ele se isolava e, ao sair na rua não olhava para ninguém. As crianças estranhavam ele.
Ele era considerado um misantropo, alguém que não queria saber de ninguém. Mas o terremoto aconteceu não só na cidade do México. Aconteceu também em seu interior.
Para salvar pessoas, simplesmente partiu para a ação
Este senhor que não queria saber de ninguém, perante a situação da cidade, com milhares de pessoas soterradas, organizou uma equipe de salvamento e fez um excelente trabalho.
O fato é que depois das ações que ele fez para o resgate de pessoas e o trabalho de liderar a equipe, ele já não era o mesmo. Sua atitude e suas ações o transformaram.
A sua relação com as pessoas nada tinha mais a ver com o que um dia havia sido. Esse Instrumento de Poder, também chamado de “Ter a Morte Como Conselheira”, o fez fazer o que não fazia.
Então, há muitas formas de se resgatar o Poder…
… para se realizar o que quer, na vida. A minha predileção é iniciar dissolvendo a Aderência da Emoção Insuportável e alterar os Diálogos Internos. Depois, atuar nas emoções e na atitude.
O trabalho da atitude é poderoso para a transformação pessoal, para o resgate da integridade e do poder de realizar um propósito. E vou finalizar te mostrando um vídeo de uns 10 anos atrás.
Neste vídeo, Tony Robbins deixa transparecer que se inspira no desejo de ajudar a transformação de pessoas e exala sua predileção por atuar com excelência na emoção certa e na atitude certa.