O que gera problemas em nosso emocional é sentir uma Emoção Difícil de Suportar. Este artigo poderia acabar com essa frase, se não fosse a necessidade de saber…
… O que é o nosso emocional, o que é uma emoção difícil de suportar, o que é um problema emocional, como ele é gerado e como ele altera o futuro da pessoa.
O primeiro passo para chegar a esses conhecimentos foi fazer milhares de entrevistas com alunos que participaram de meus grupos de Biodanza, entre 1980 e 1986.
O que é o nosso emocional
Naquela época, eu já tinha um conhecimento profundo da obra do psiquiatra e cientista Wilhelm Reich. Ele mostrou com experimentos que emoção é movimento de energia pelo corpo.
Décadas depois da descoberta de Reich, o HeartMath Institute mostrou que, quando se sente emoção, o Centro Magnético de coração cria um campo de energia em torno de nós.
Quando sentimos emoções, o campo de energia que criamos tem a frequência vibracional dessas emoções. Ou seja, o nosso emocional é a frequência vibracional do campo de energia que criamos.
Os primeiros indícios do que são os problemas emocionais…
Nas primeiras aulas dos grupos, vi que determinados alunos tinham dificuldade de sentir uma emoção agradável mais intensa do que a que sentiam. Por exemplo, sentirem uma alegria mais intensa.
Esse primeiro indício me levou a escrever um livro, a estudar, fazer cursos e seminários, até no Japão… E quando a gente se dedica muito a um assunto, ele começa a nos fazer revelações…
Aos poucos, fui aprendendo a facilitar que os assuntos que eu estudava se revelassem para mim… E isso se chama receber inspirações. Com isso, vou responder as questões acima.
O que é uma Emoção Insuportável ou difícil de suportar
É uma emoção que causa tanto sofrimento que a pessoa ou bloqueia para não sentir ou se desliga da realidade, podendo ficar psicótica.
Muitas pessoas creem que não é o caso delas, mas isso pode ser um engano. Porque é comum se esquecer de ter sentido Emoções Insuportáveis.
E por ser uma emoção muito dolorosa – portanto de baixa frequência vibracional – ela adere ao corpo da pessoa.
E, por ser muito intensa, ela é alerta de grande perigo.
A consequência catastrófica para o emocional
Esse alerta de grande perigo altera o campo de energia da pessoa, abaixando sua frequência vibracional. E passa para o cérebro a mensagem: Para sobreviver, bloqueie essa emoção.
Então, são duas consequências. O campo de energia fica “contaminado” pela vibração da energia da emoção insuportável. Porque a energia da Emoção Insuportável adere a nosso corpo
E o cérebro aprende em caráter de urgência: “Para sobreviver, não posso voltar a sentir essa emoção insuportável”.
Qual é a alteração que ocorre no cérebro
Todo aprendizado ocorre com a formação de um Engrama no cérebro, conforme a Neurofisiologia do Aprendizado.
Então, forma-se um tipo de Engrama que chamo de Foco de Medo.
A atuação desse Engrama, juntamente com a alteração do emocional da pessoa (devido à Emoção Difícil de Suportar) criam alterações catastróficas, nela e no seu futuro….
A aderência da energia da Emoção Insuportável atua em conjunto com o Foco de Medo (Engrama) que criou, para a pessoa não voltar a sentir tal emoção.
E o que eles fazem para a pessoa não sentir tal emoção
O Engrama do Foco de Medo envia ordens para que o trajeto muscular por onde passou a Emoção Insuportável fique tensionado. Então, dificilmente a pessoa volta a senti-la com intensidade.
Como o trajeto da emoção oposta e agradável é o mesmo, a sua energia não passa e a pessoa também não consegue sentir essa emoção agradável com intensidade.
Por exemplo, se a emoção insuportável foi de dor de perda afetiva, o sentimento oposto – o de ser amado – passaria pelo mesmo trajeto. Mas não passa, pois, esse trajeto está tensionado.
Além disso, o Foco de Medo e a aderência de energia…
…Geram Diálogos Internos para a pessoa, com frequência, sentir emoção menos intensa e semelhante à insuportável. Por exemplo, a pessoa vai sentir medo de perda afetiva, com frequência.
Como ocorre isso? Primeiro, os Diálogos Internos são como filmes, nós nos emocionamos com eles, como se fossem a realidade. Então, eles induzem emoções que alteram o nosso emocional.
E ao sentirmos pequenas dores e medos de perda afetiva, com frequência, o trajeto por onde passa sua energia se tensiona. Então, isso defende a pessoa de sentir a intensa emoção de perda afetiva do passado.
Qual a consequência disso…
A primeira, é que a Aderência Emocional e o Foco de Medo conseguem executar seu objetivo de evitar que a pessoa volte a sentir aquela emoção insuportável do passado.
A segunda, a catastrófica, é que a pessoa passa a sentir, com frequência, a emoção dolorosa semelhante e menos intensa que a insuportável. Por exemplo, o medo de perda afetiva.
E passa a não conseguir sentir com intensidade a emoção oposta e agradável. Como por exemplo, a de “ganho afetivo”, ou seja, a de se sentir amado. Porque seu trajeto está tensionado.
E o que é, então, um problema emocional?
Problema emocional é o resultado gerado por uma emoção difícil de suportar. É a compulsão de sentir, com frequência, emoções semelhantes e menos intensas que a difícil de suportar.
E é a dificuldade para sentir a emoção agradável e oposta àquela difícil de suportar que sentiu no passado. É a dificuldade para ter o sentimento de ser amado, o sentimento de paz…
…. O de abundância, de felicidade, de satisfação, de realização pessoal… A dificuldade de sentir emoções que elevam a frequência vibracional de seu Emocional.
Os problemas emocionais alteram o futuro da pessoa
Como materializamos a nossa realidade? Fazemos isso usando duas ferramentas. A ferramenta chamada “ação” e a ferramenta chamada “emoção”.
Como as nossas ações derivam de nossas emoções, tudo gira em torno delas. Elas geram nossas ações e, então, de certa forma, são a matéria-prima para a construção de nossa realidade.
Por isso, nossas emoções exercem grande influência sobre a realidade que construímos em nossa vida.
Então, o sentimento de perda afetiva se transforma em…
… Perdas afetivas, o de medo de faltar dinheiro em problemas financeiros, o da rejeição em ser rejeitado, a dor da solidão em ficar só…
Por isso, para o nosso futuro não ser a materialização desses sentimentos, precisamos alterar a programação de nossas emoções feita por aquele Engrama.
Ou seja, dissolvendo-se a aderência da Emoção Insuportável e criando-se outro Engrama que leve o Engrama gerador de medos a deixar de ser usado, até acabar.
A transformação do brilho da vida em dramas sofridos
Esse jeito de ver o efeito de uma Emoção Insuportável é o que permite solucionar os problemas emocionais. E esse jeito de ver é único e bem pouco conhecido.
Até agora, não se conseguiu perceber que é isso o que transforma vidas brilhantes em dramas sofridos. E é o que mostra a solução dos dramas sofridos e o resgate do brilho da vida.
E essa solução se dá com a dissolução da Aderência Emocional e do Engrama que é um Foco (gerador) de Medo. Eu trato da estratégia dessa dissolução neste artigo.
Pingback: Como recuperar a felicidade - Eu vou bater pra Tu
Pingback: Persistência: como substituir hábitos ruins por hábitos saudáveis - Eu vou bater pra Tu