A sua fala tem poder para influenciar pessoas, quando tem três componentes. E esses três componentes precisam se interligar de um jeito específico para ter esse poder.
Se os três estiverem interligados da forma como vou mostrar, sua fala terá poder de influenciar não só a mente do público, mas também o emocional.
E essa é uma influência poderosa. E, para conseguir isso, o principal não é fazer coisas. Fazer posturas, fazer gestos, fazer expressão do rosto, fazer entonação da voz etc. Porque isso que vou mostrar é original de fábrica.
Nascemos com esse poder de influenciar pessoas
É um Poder de Influência Primal, que trazemos desde o nosso início, nascemos com ele. Você pode perguntar: “Mas, se nascemos com ele, porque você está tratando disso?”
Porque a maior parte da humanidade perde esse poder, ainda quando criança. Então, precisa recuperá-lo. Por isso, que não tem que Fazer Coisas nem que Aprender Coisas.
Não precisa aprender a postura frente à plateia nem fazer nada, para isso! Não é necessário FAZER ALGO é necessário RECUPERAR ESSE PODER que já está em você.
Com ele, quem fala sente a emoção certa
Esse Poder de Influência Primal é a base do carisma. É a influência emocional feita pela emoção de quem fala, diferente da Retórica, que é o uso da palavra para influenciar.
Esse uso da palavra contribui para o Carisma da pessoa. E a pessoa pode desenvolver isso, com a prática. Mas o Poder de Influência Primal é a parte inata do Carisma.
E todos trazem esse poder em si, mas costuma estar bloqueado. É a parte natural e espontânea do carisma, que tem o poder de contagiar para o público a emoção de quem fala.
Mas a Oratória não resgata esse poder da fala
A Oratória antiga não tem recursos para resgatar o Poder de Influência Primal. Porque não havia conhecimentos científicos sobre as emoções, quando foi sistematizada, há 2400 anos.
Da mesma forma, os cursos convencionais atuais, por se basearem na Oratória e não terem conhecimentos para atuar nas emoções, não têm recursos para o resgate desse poder da fala.
Então, vou mostrar neste artigo o que é esse poder da fala com o qual nascemos, a Influência Primal. No vídeo como levar seu público a uma ação, mostro como descobri isso.
Então, quais são os três componentes…
… que sua comunicação precisa ter, para sua fala influenciar a mente e o emocional das pessoas? Seja em uma palestra, em um vídeo ou em uma entrevista.
O primeiro componente é o conteúdo que você fala. O segundo é a emoção que você sente e o terceiro é a expressão ou forma como você se comunica.
Mas a Oratória tem recursos para atuar apenas em dois componentes, no conteúdo e na forma da comunicação. Ou seja, nas expressões de quem fala.
A grande contribuição da Oratória
A Oratória atua no conteúdo com um recurso muito bom, que é a Didática da Fala. E tem também recursos excelentes para atuar nas expressões do comunicador.
Então, os alunos aprendem a liberar os braços para expressarem gestos. A usarem a califasia, que é a alteração da voz dando ênfase às palavras que merecem.
O uso da pausa, o ritmo da fala, as expressões do rosto e dos olhos, por exemplo. Mas a Oratória não tem recursos específicos para que o aluno Sinta a Emoção Certa, espontaneamente.
Então, como os 3 componentes devem se interligar?
O conteúdo que o comunicador fala é o que precisa gerar a sua própria emoção, assim como a melodia e a letra de uma música é o que precisa gerar a emoção em quem canta.
E o terceiro componente, a forma ou as expressões do comunicador precisam ser geradas pela emoção que ele sente. Mas as limitações emocionais adquiridas dificultam isso.
Relacionando com a música, há duas interpretações de My Way que têm a Influência Primal. A de Vanny Vabiola e a de Frank Sinatra. Com a cantora Celine Dion, não sinto assim.
A cantora Celine Dion tem uma voz belíssima
No entanto, a música My Way tem o “conteúdo” de vitória. A letra e a melodia tratam de vitória. E, ao cantar especificamente essa música, a voz dela contém tristeza.
Na música, o correspondente ao conteúdo da fala de alguém é a letra da música. Já a melodia é um estímulo poderoso a mais para o cantor e o público sentirem a emoção que a letra gera.
Então, quem canta precisa ter a emoção desencadeada pela letra e pela melodia, para poder contagiar a emoção que sente. E, de modo semelhante, é com a fala de quem se comunica.
Agora, a interligação entre a emoção e as expressões
Da mesma forma que a emoção de quem se comunica precisa nascer do conteúdo que fala, as expressões precisam nascer da emoção que a pessoa sente.
Então, o gestual de quem fala não é para ser dirigido por sua vontade. É para ser dirigido pela emoção que está sentindo. Da mesma forma, a ênfase dada nas palavras, a califasia.
Mas, a definição da califasia não está de acordo com isso: “Califasia é a ênfase na palavra que você quer dar valor”. Estou dizendo que não deve ser você quem dá ênfase, mas sim, que deve ficar por conta de sua emoção.
Isso precisa voltar a acontecer naturalmente
Mas só acontece naturalmente com os poucos que não têm bloqueios. Porque esse poder de Influência Primal foi bloqueado, em alguma parte da vida das pessoas.
Mas tem como desbloquear seu Poder de Influência Primal. E eu mostro alguns fundamentos desse desbloqueio e do que disse até agora, no vídeo O que faz sua fala influenciar.
E mostro como tenho ajudado pessoas a recuperarem esse poder, nos meus cursos, no artigo: Ter persuasão em público – os 4 passos.
Vou finalizar com um exemplo famoso
Quem fala em público só tem esse poder, se sentir a emoção que o público irá sentir. Não adianta simular para manipular. E tem um excelente exemplo disso.
Foi o do Dr. Martin Luther King Jr., em seu famoso discurso “I have a dream”. Ele mobilizou 250 mil pessoas a fazerem uma manifestação pacífica, denunciando a violência policial contra os negros.
A fala dele estava carregada com a emoção de dor e de esperança que vinha de cada célula de seu corpo. Ele era vítima dessa violência e tinha a esperança de que seus filhos pequenos não fossem.
I Have a Dream foi um discurso que ficou na história
A maioria dos que assistiram a seu discurso também sofria a violência policial. E, como Martin Luther King, muitos temiam que seus filhos também viessem a sofrer.
Ele disse uma frase carregado com o sentimento de dor e esperança. E 250 mil pessoas não se contiveram e aplaudiram, atingidos no coração pelo seu poder de Influência Primal:
“Eu tenho o sonho de que minhas quatro crianças pequenas vão viver em uma nação, em que não serão julgadas pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter”.
Pingback: O conhecimento recebido por inspiração - Eu vou bater pra Tu
Pingback: Ter persuasão em público – os 4 passos - Eu vou bater pra Tu